• luminarea brasil

Domingo de Ramos

Uma lição sobre SUCESSO para os tempos modernos.

O que a experiência de Jesus sendo aclamado justo na semana anterior a sua crucificação tem a ver com EXPOSIÇÂO, SUCESSO e REDES SOCIAIS?? O que será que podemos aprender com a experiência d’Ele hoje?



Só um breve insight aqui pra lembrar do óbvio (que é fácil esquecer, ou não enxergar):


1. A natureza humana é vulnerável à ideia de que ‘ter sucesso na vida’ é ser reconhecido, valorizado, aclamado pelos outros…. Isso era verdade na época e continua sendo uma forte tendência hoje! Tanto que o número de curtidas, compartilhamentos, seguidores e holofotes na mídia configuram uma métrica irresistível para avaliar sua relevância nas redes sociais e no mundo;


2. A experiência de Jesus mostra que essa ideia de sucesso pode ser a maior “cilada” da nossa existência!! As mesmas pessoas que hoje nos seguem e nos dão ‘notoriedade’ amanhã podem preferir nos colocar na cruz do cancelamento e da exclusão — caso alguma ideia nossa, em algum conteúdo postado, não corresponda ao que elas prefeririam ver ou exponha uma verdade inconveniente demais. (Inclusive, existem até casos extremos onde — se sua “liberdade de expressão” mexer com o “Supremo Ego da Toga” — ele poderá te perseguir, prender e condenar, levianamente.)


3. Bem, o exemplo de Cristo deixa claro que o propósito da nossa passagem pela vida NÂO é buscar NOS OUTROS aclamação, aprovação ou glória! Nem mesmo segurança. Podemos até experimentar momentos assim…, mas não é isso que definirá quem somos e nem nos fará bem sucedidos em nossa missão aqui. Ser uma pessoa vitoriosa implica escolher outro caminho.


4. Vejo o Domingo de Ramos como a passagem de Cristo que ensina isso: ir além da fronteira das ilusões humanas pra descobrir nossa grandeza no SERVIR. E servir a um PROPÓSITO maior que nós mesmos…, servir a VIDA do TODO!! Isso gera a força para superar as humilhações, ser maior que as injustiças, vencer as dores, e usar cada sofrimento da nossa “Via Sacra pessoal” para DESCOBRIR a potência da LUZ DIVINA que nos habita. Porque é assim que a LUZ se revela: através de nós, da nossa consciência!


Calma. Não estou defendendo a ideia de “buscar o sofrimento” deliberadamente para expiar os pecados. Querendo ou não, desafios e sofrimentos acontecem, não precisamos correr atrás deles… Também NÂO sou a favor de alguém HOJE ter que se tornar (em alguma medida) o mártir da família ou da sociedade só para provar seu valor.


Ao contrário, entendo que, trabalhando nossa maturidade emocional e coletiva, conseguimos nos libertar da dependência e do sofrimento desnecessário que a hipnose das massas causa em nossas vidas.


Ou seja, podemos parar de alimentar em nós as ilusões que nos tornam vulneráveis e fracos.


Então…, pelo menos para mim, essa é a lição de Jesus no Domingo de RAMOS. E ela tem muito mais a ver com ELEVAR nossa consciência humana (onde estivermos, e em qualquer condição!)… do que passar nossa existência buscando aprovação externa e se distraindo com o barulho de um sucesso que pode até ser atrativo mas muito superficial e efêmero. Tão efêmero quanto nossa passagem pela Terra.


Faz sentido? . . .

#propósito

#autogestão #autoconsciência

#atençãoplena

#domingoderamos

#presença #liberdadeinterior

#consciência

#realizaçãohumana

#cinarabastos

Posts recentes

Ver tudo