para%20palestras_edited.jpg

Cinara Cristina Bastos

Holografia da Vida & Consciência Humana.

Com muitos anos pesquisando e vivenciando ('na pele') questões relacionadas à consciência humana, eu venho apoiando seres humanos e organizações a criarem um “campo de presença”, de significados e de interconexões mais favoráveis à busca e à realização de cada um. 

 

Nesse trabalho, auxilio pessoas a descobrirem sua voz, sua paz e sua força. A despertarem para o seu “core” e ativarem seu GPS interno. A integrar razões e alinhar visões sobre um propósito comum, escolhendo cultivar um mindset de abertura e crescimento. Nesse processo, potencializamos talentos e fortalecemos em cada um o compromisso com seus valores essenciais - aqueles que alicerçam a construção da identidade singular de cada pessoa.

Não importam as diferenças em termos de idade, atividade, origem ou contexto de atuação... Nós podemos andar por caminhos e perspectivas que são distintas superficialmente mas, essencialmente, nós empreendemos a mesma busca humana! Todos precisamos dar conta da sobrevivência e da sanidade mental e emocional... Todos buscamos segurança, um certo nível de estabilidade e de pertencimento, com vínculos significativos... Todos queremos melhorar continuamente, queremos mais realização e evolução... Esse processo não é linear. Ele é holográfico, e é 'cientificamente' luminoso!

 

Através de um trabalho cuidadoso nos ganhos de consciência, é possível dar passos importantes nessa direção desejada por todos nós. Com simplicidade e profundidade, é possível criar relações dinamicamente mais equilibradas e gratificantes, em qualquer contexto intra ou interpessoal. 

É com esse intuito, ou seja, o de participar do avanço evolutivo que está em curso e de poder contribuir para que ele aconteça para mais pessoas, que eu venho empenhando meus estudos e toda minha experiência de vida. Isso inclui uma série infindável de cursos, vivências, viagens, programas, formações multidisciplinares, retiros, pesquisas, grupos de estudos... onde meu trabalho está fundamentado em três eixos estruturantes e complementares:

Consciência + Propósito + Comunicação Consciente.

É nesse caminho simples, precioso e tão apaixonante que eu venho compartilhando conteúdos e insperiências em cursos, palestras, workshops, mentorias, programas exclusivos, on-line e off-line. E agora eu convido você a conhecer o que já está disponível aqui no site, ou através da iniciativa Lumin’área Brasil _ Lab de Consciência e Desenvolvimento Humano.

 

Será uma satisfação imensa poder caminharmos juntos! 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Pessoas ansiosas disseminam mais ansiedade, e pessoas estressadas criam um mundo mais estressante. É no campo da autoconsciência - individual e coletiva - que os maiores

desafios humanos poderão ser realmente superados, transcendidos."


Resumindo uma longa trajetória...
 

Na década de 90, aos 21 anos, em pleno "Plano Collor" e com todo tipo de adversidade, fundei a Ínnova Design – apontada como a primeira empresa especializada na criação de marcas no interior do Paraná, quando o mundo ainda era apenas real. A empresa cresceu e anos depois se transformou no Grupo View. E por quase três décadas, contribui como uma especialista apaixonada em processos de conceituação, posicionamento e gestão de marcas junto a empresas de diferentes portes e segmentos, em vários estados brasileiros e também fora do país.

Colaborei junto à então Multibrás (hoje Whirlpool), trabalhando em marcas como Consul e Brastemp. Tive oportunidade de me especializar nos Estados Unidos, morando um período na Califórnia e, ao retornar em 2000 reassumindo o Grupo View, fui aos poucos caminhando junto com a equipe e ampliando os serviços para um trabalho de design em 360º. Os projetos envolviam do naming aos atributos do produto..., do posicionamento e programas de responsabilidade socioambiental até campanhas institucionais, motivacionais, e culturais... Um caminho muito intenso, rico e gratificante em cada projeto desenvolvido. 

 

Ao longo dos anos como grupo, conquistamos reconhecimentos relevantes, inclusive com premiação nacional em projetos pioneiros na área do design para a sustentabilidade. Os projetos evoluíam na mesma proporção em que a busca por uma visão mais sistêmica da realidade crescia. Uma visão integrada não só do cliente, mas do contexto da vida de cada um, do sonho de realização, em cada passo e fase... conforme avançávamos nos programas de cada cliente.

 

Na época, meu olhar ainda estava muito fixado num "fazer" incessante, daquele tipo que quer viver 5 existências e uma só vida, sabe? Os bons resultados (materiais) eram visíveis. No entanto, quanto mais a empresa crescia, mais eu adoecia... E algo inquietante me acompanhava... aquela sensação incômoda de estar 'andando em círculos'...., 'enxugando gelo'..., 'dando murro em ponta de faca'..., 'correndo atrás do vento'... Isso me parecia desconexo. Afinal, eu amava muito o meu trabalho. Mas eu já estava caminhando para um burn-out, e levou um certo tempo até entender os sinais do corpo e da saúde. As contas de uma rotina "workholic' chegaram de uma vez!

 

Ciente dos meus próprios desafios internos, e sabendo que a transformação necessária pra mim só poderia ocorrer “de dentro para fora”, comecei a trabalhar muito firme em mim, nas minhas limitações, nas minhas principais escolhas. Eu investia nos aprofundamentos, nos estudos da "espiral da consciência", e na compreensão daquilo que move o ser humano... porque é nesse campo do “sutil” onde as coisas ou "travam" ou “fluem” extraordinariamente. Então fiz do meu campo interno o meu mais assíduo laboratório de observação.

 

Por fim, chegou o momento de novas escolhas de vida. Justamente aquelas que eu já intuía há tempos porém estava adiando, por falta de clareza ou pelo medo dos julgamentos e da falta de apoio que viria... O "ponto da virada" mais impactante na minha nova decisão de vida foi em 2012, quando vivenciei o que chamam de EQM - "experiência de quase morte" e que seria mais apropriado chamar de "VIP", experiência de "Vida Plena". Aconteceu em uma cirurgia. Ali realmente tive a oportunidade de expandir a consciência além do que qualquer racionalidade poderia jamais compreender, ou descrever a alguém. Bem ali, "do outro lado do véu", é como se a consciência contemplasse a existência numa perspectiva sem ego e sem limite algum. Apenas o infinito da Luz Suprema. Em outro momento posso contar mais detalhes sobre isso...   

 

O fato é que, depois desse momento eu não tive mais dúvida sobre aprofundar o foco do meu trabalho na direção da consciência humana. E foi justamente essa escolha que me fortaleceu a ponto de conseguir superar anos consecutivos de desafios diversos, de dores e de lutos. Foi também o que me motivou a idealizar a Lumin'área e a trazer para minha existência o maior senso de autorrealização e contentamento que já experimentei. 

 

A consciência é de fato a grande 'chave' que precisa ser girada na equação do crescimento se quisermos que seja consistente e sustentável. Isso é verdade independente do projeto, da empresa, ou do contexto de cada um. Porque você sabe..., é bem aí, no campo mais sutil da vida humana que as coisas acabam "travando" ou “fluindo” extraordinariamente. Nós somos responsáveis pelas nossas escolhas, e nossas escolhas determinam nosso destino. É necessário aprender que a consciência é soberana sobre a materialidade e, enquanto "ciência de vida", estamos apenas começando a (re)descobrir esse caminho. Acredito que é essa a grande revolução silenciosa que estamos sendo chamados a empreender como civilização, nessa fase do mundo.

 

O importante é que não precisamos saber tudo sobre isso. Só não podemos deixar de saber aquilo que é essencial. E o essencial (que é "invisível" aos olhos físicos) é muito tangível para os olhos da consciência. Só é preciso querer enxergar. E nisso eu ofereço todo o apoio que eu puder te dar.

Formação e destaques na trajetória...

  • Filosofia, PUC- SP (1986)

  • Graduação em Design pelo Instituto Mackenzie – SP (1990).

  • Colaboração como docente no Curso de Design Unopar, PR (1991 – 1993)

  • Fundação da Ínnova Design (1991 - 1997)

  • Bienal Brasileira de Design, PR

  • Pós-graduação com especializações em Marketing e Branding (UEL/ USP, FGV)

  • Conceituação e Posicionamento de Marcas - SP e UCLA - Los Angeles, EUA – 1996-2000).

  • Multibrás (Brastemp e Cônsul – 1997, 1998) BR

  • Assessoria Busscar, SC (1998)

  • Trabalho e estudos em West Los Angeles, USA (1999, 2000)

  • View Design (extensão da Ínnova Design), PR (1999 – 2007)

  • Um mês Grupo Centenário IGE - Rotary, Estado de Maharastra, Índia (2004)

  • Formação em Swastya Yoga BR (2004)

  • Participação e Premiação no Empretec PR (2005)

  • Assessoria a Projetos de Branding pessoal e empresarial (BR, USA)

  • Assessoria de Branding em Sustentabilidade, Atlanta Georgia, USA (2008, 2009)

  • Grupo View – expansão View Design BR (2008 a 2020)

  • Cursos Aberje Comunicação, SP

  • Premiações APP, PR

  • Premiações Aberje Sustentabilidade no Varejo - Cliente Grupo View

  • Metafísica pelo Instituto VISION IN ACTION – NY/EUA (2009 - 2012)

  • Design Thinking by Team Academy, Finlândia – SP (2011)

  • Quantum Concepts, Amit Goswami - SP (2011, 2012)

  • "EQM" - 2012

  • Coaching pelo Integrated Coaching Institute – ICI EUA/ BR (2013 - 2014)

  • Body Talk Practioner, SP (2010)

  • HSM Expomanagement, Internacional, SP (2009 - 2014)

  • CNV - Comunicação Não Violenta, Uniluz, BR (2015, 2016, 2017)

  • Retiro de Silêncio em Autoconsciência, Monte Sahaja, Alentejo, Portugal (2016)

  • Mindfulness, Kabat Zinn, USA (2016)

  • Fundação da Lumin’área Brasil (2017)

  • Ecopsicologia, BR (2016, 2017)

  • Início como palestrante e facilitadora em workshops, PR e SP (2015)

  • Psicossíntese, SP (2017)

  • As Leis Biológicas – Nova Medicina Germânica, BR (2018, 2019)

  • Mindfulness, Katia Stübing, USP (2018)

  • Sistema Sujok Saúde Integral, Dr. Touch, Germany / BR (2018)

  • Programa Self Mosaico, SP (2019)

  • Mentoria, Amad Buccar, BR (2019)

  • A Nova Medicina Germânica e as 5 Leis Biológicas, BR (2018 e 2019)

  • Parcerias como facilitadora junto a: ISAE/ FGV, UTFPR, Grupos de RH, Empresas de diversos setores.

  • Mindfulness, Stephen Little, BR (2019, 2020)

  • Innovação, Innovation Masters, BR (2020)

  • Neuroplasticidade, Joe Dispenza, USA (2020)

  • Mindfulness, Respira Vida, BreathWorks, BR (2020)

  • Mindfulness, Stephen Little, BR (2018, 2019)

  • Membro do BFF – “Be Future Forum”, International (2020, 2021)

  • Psicanálise, PPL, PR (cursando)

  • Biologia da Crença, Bruce Lipton, USA (cursando)


  • ...entre outros inúmeros Retiros, Programas, Cursos, Jornadas e Congressos no campo da Autoconsciência, Saúde e Desenvolvimento Humano, pelos quais sou infinitamente agradecida.

"Ela te acolhe bastante e faz com que você se sinta muito à vontade nesse processo."

"A Cinara é uma excelente professora, uma excelente mestre, ela demostra muito conhecimento e tem uma facilidade muito grande de conduzir o grupo de forma muito amorosa e acolhedora. Ótima pessoa, ótima professora."
 

Adriano, participante do Passion Workshop.

Contato

Rua Julio Cesar Ribeiro, 213 | Aeroporto

Londrina | Paraná - Brasil

luminarea.brasil@gmail.com | T: +55 43 99991.7003

Obrigado pelo envio!